30 de março de 2009

Tudo que um dia existiu ainda perdura

"Everything that ever existed still exists". Esse é o título da exposição de Rebecca Bird na Paul Kopeikin Gallery na Califórnia, EUA. O seu trabalho concebe a tradução da subjetividade do impacto das bombas nucleares com a perspectiva histórica suavizada. Ou seja, através de fotos concedidas pelo Arquivo Nacional do Governo dos E.U.A., Bird reinventou as imagens ao transpassá-las através da aquarela e retirando todos os elementos que pudessem remeter visivelmente às lembranças históricas. O resultado do projeto portanto, consiste na releitura das fotos, o que ocasiona uma plasticidade abstrata ao trabalho. A fluidez e leveza das obras, desse modo, simbolizadas pelas aparentes nuvens representadas, demonstram a dificuldade de transportar o significado traumático da violência. Outras vezes, o efeito de "pôr-do-sol" expressa nostalgia pela idéia do fim, mas também de um novo ciclo que recomeça.

27 de março de 2009

Design + superstição


Quando o assunto é adereços originais, o trabalho dos designers de jóias contemporâneos se destacam pela criatividade aliada a bons materiais( e alternativos) e belos acabamentos. Não foi diferente com o trabalho de Camila Sarpi, que produz colares banhados a prata e ouro com pingentes divertidos. Dentre todos os que mais têm feito sucesso aos olhares femininos é o pingente com frasco para depositar sal grosso.
Acredito que pela velha superstição que ele espanta o mau olhado. Alguém deseja essa proteção a mais?

26 de março de 2009

Connected Generation


Connected Generation é um novo conceito de moda interativa, que encoraja os consumidores a participar do processo criativo. A marca pretende criar uma comunidade online baseada em interesses comuns de moda, música e arte, onde o a criação de novos produtos seja continuamente discutida através da galeria, blog e votações, de forma a atender realmente às necessidades e desejos do consumidor. Com um time de trendspotters investigando os looks mais inovadores, a marca incentiva o envio de fotos no melhor estilo streetstyle que possam inspirar novas combinações e estilos. Os looks e designs vencedores seguem para produção e venda posterior.

25 de março de 2009

Festival do Minuto

Desde 1991 acontece o Festival do Minuto, idéia criada pelo cineasta Marcelo Masagão.
O evento tem como objetivo reunir profissionais e jovens estudantes para produzirem trabalhos de destaque. A cada edição um tema é sugerido e os participantes devem inovar e criar um video de até um minuto de duração. Além disso, concorrerem a prêmios em dinheiro e ganham reconhecimento na área. Com grande aceitação, o Festival foi copiado em diversos países e com o avanço no campo da Internet, conseguiu um aliado: o Youtube. Antes os consumidores enviavam seus trabalhos em VHS ou mini-DVs; hoje podem contar com novas ferramentas para participar do projeto. Para mais informações, acesse o site: http://www.festivaldominuto.com.br/




24 de março de 2009

Aquecimento Global




Você acha que aquecimento global é problema seu? Eco consciência é um conceito que terá maior relevância na vida cotidiana das pessoas, para ser verde será preciso controlar o consumo pessoal de coisas simples como papel higiênico. No site WattzOn é possível calcular a energia desperdiçada pelo consumo pessoal: transporte, alimentação, consumo...


Fonte: fastcompany.com, WattzOn.com


Um material inusitado está servindo de matéria-prima na fabricação de jóias: pedaços de meteorito do Deserto do Atacama, no norte do Chile. A joalheira Verônica Reyes conta que a idéia surgiu durante uma pesquisa, em que ela estava recolhendo amostras do meteorito para enviá-los à Nasa, quando decidiu aproveitar uma das peças para fazer um pingente. A idéia agradou e começou a se difundir. Hoje ela possui uma empresa, a Siderita, que exporta os produtos para a Europa e EUA. Segundo Reyes, para adquirir o material é necessário estar munido de GPS para procurar os meteoritos no local. Caso for encontrado um novo tipo de matéria, essa é enviada para a Nasa, onde são feitos testes de composição físico-química e procedência. Outro dado é que na compra das jóias, essas vêm com certificado de autenticidade pela Universidade do Chile, o que possibilita a comprovação da real origem do produto. Para as novas coleções, Verônica está desenvolvendo uma linha com pedras comuns do país como o lápis-lázuli, associado a desenhos indígenas e também será lançada uma linha de jóias masculinas.

17 de março de 2009

O marketing e o novo consumidor

É fato: estamos cada vez mais dependentes da informação e da atualização, nos comunicamos mais, com uma rede maior de pessoas.
Podemos encarar como um passatempo a criação de um blog, a expressão de nossas idéias, gostos, estilos, as possibilidades são quase ilimitadas, como no Twitter que permite a atualização instantânea da informação através de pequenas postagens que podem ser enviadas para telefones celulares, dispositivos portáteis ou podem ser verificadas no próprio site.
De olho nessa possibilidade empresas começam a utilizá-las para conectar consumidores a ofertas e promoções, comentado no Jornal americano The New York Times, o Twitter é um exemplo da criação de mídias alternativas voltado a um novo tipo de consumidor.
Este novo consumidor não é mais aquele sujeito passivo que aceita e absorve o que vê exposto na televisão ou no cinema, este novo sujeito seleciona, bloqueia e decide ativamente os anúncios e a mídia que vai aceitar receber atualizações.
Outro gigante de olho nessa onda é o Google, que acredita na transparência, na escolha e no controle do cliente sobre a informação que quer receber.
Recentemente anunciou que pretende cada vez mais possibilitar a seleção de anúncios por ordem de interesse pessoal.
Atingir o seu cliente ficou mais fácil ou mais difícil?

Fontes: The New York Times, Official Google Blog.

13 de março de 2009

Como funciona a mente feminina e masculina

Um anúncio publicitário da cervejaria israelense Goldstar traz uma engraçada comparação sobre o esquema de funcionamento da mente feminina e da mente masculina.

Na publicidade, feita através de um organograma, a mente masculina é encarada como um mecanismo direto, já a mente feminina é encarada como um mecanismo mais complexo, que trabalha várias possibilidades para uma mesma situação e sendo assim, se questiona em muitos aspectos sobre qual seria a melhor opção e decisão a ser tomada. No final do anúncio eles enunciam "Ainda bem que você é homem".
Confira a imagem.



12 de março de 2009

Bota de chuva masculina
Manter os pés secos no meio de tanta chuva não é uma coisa fácil. Mesmo com guarda-chuva o tênis sempre acaba molhado. Para resolver esta questão, não apenas com praticidade, mas também com design, a Tretorn desenvoleu uma bota de chuva masculina que vai te manter sequinho e estiloso. A Strala Rain Boot é uma galocha inspirada nos modelos de tênis Vans, com a faixa branca na lateral e tudo. Forrada em microfleece para maior conforto, ela tem solado anti-derrapante e cobertura disponível em duas cores: preta e marrom.

11 de março de 2009

Projeto “Women"

Depois de um ano de planejamento, o artista e fotógrafo parisiense JR vestiu mais de dois mil metros quadrados da maior favela africana, com imensos pôsteres com fotos dos olhos, sorrisos e rostos das mulheres de Kibera. Segundo o artista, o material utilizado é impermeável e com isso protegerá as casas decoradas, principalmente na estação de chuva. O fotógrafo também montou posteres sobre o trem que passa na região e instalou outdoors que estarão interagindo com o movimento do trem. Vale a pena conferir as imagens no site: http://28millimetres.com/women/?ke

O Melhor e o Pior em 2008



A revista TIME vem publicando desde o final de 2008 listas e artigos com os melhores e os piores destaques no ano de 2008. As listas vão de A a Z e compreendem artigos, websites, carros, design, tecnologia, invenções, arte e cultura.
Muito interessante ficar de olho nas listas dos destaques de design, elas apontam sinais sobre gosto, estilo, comportamento do consumidor, inovações tecnológicas.
Um bom exemplo é a melhor invenção do ano: o teste de DNA para varejo. Lançado em setembro de 2008 durante a Semana da Moda de Nova Iorque, por apenas $399, o kit para teste de DNA pode ser adquirido por qualquer pessoa no site da empresa 23andMe.


10 de março de 2009


Em tempos de crise e recessão, os escultores Whrigtson & Platt lucram com um novo nicho do comércio de luxo: esculturas individuais e personalizadas feitas em metais preciosos, bronze e vidro. O projeto " You look like a million dollars" tem o intuito de eternizar a imagem das pessoas que querem um registro exclusivo e único de sua aparência. As obras existem em tamanhos variados, feitas sob encomenda, e tornam-se uma opção para quem quer ser lembrado com elegância.


3 de março de 2009

modu

Criado em 2007 por Dov Moran, o mesmo inventor do USB flash drive, o modu phone promete facilitar a vida de seus usuários através de sua praticidade, num módulo com várias funções a possibilidade de personalização.
O conceito é muito simples: semelhante a um cartão de memória seu celular carrega suas informações e vai trocando de "capa" e função conforme a sua necessidade ou desejo.



.... Assista a um vídeo demonstrativo clicando no link: modu: A Cell Phone that Morphs ou visite www.modumobile.com