6 de agosto de 2012

Cuidado! O mundo está sendo hackeado.

O portal WGSN, líder mundial em pesquisa e análise de tendências, divulgou na última edição do SPFW, as macrotendências para o outono/inverno 2013/2014. Trata-se de criar funções que vão além da finalidade original do objeto. Ou seja hackeá-lo, interferindo na sua forma ou funcionalidade. E também de consertar objetos de maneira criativa, customizando-os. 

A macrotendência surgiu do OpenHacking, um comportamento que nasceu na cultura digital e consiste no compartilhamento de informações na rede com o objetivo de mudar tudo para melhor numa escala global. A "Geração Hack-tivate", como se refere o WGSN aos jovens nascidos a partir da segunda metade da década de 1980, não se satisfaz mais em adquirir a tecnologia, quer também participar de seu processo criativo.




O movimento Hack-tivate ao inspirar o "Do It Yourself" e o reaproveitamento de objetos que seriam lixo por se tornarem obsoletos em relação à sua função original, também traz um conceito de sustentabilidade. A seguir, um exemplo prático da macrotendência, onde uma geladeira velha é reformada e transformada em um armário. Clique na imagem para ser redirecionado ao site do GNT e assistir o passo-a-passo em vídeo:


http://globotv.globo.com/gnt/decora/v/como-reformar-o-visual-da-sua-geladeira/1970574/


0 comentários:

Postar um comentário