31 de maio de 2013

"Grafitando" por algo Melhor

Foi pensando na semana do meio ambiente que o pessoal do projeto “imagina na copa” lançou a história do Pimp My carroça, um movimento que através da arte e do graffiti chama a atenção das pessoas para a importância dos catadores de lixo na cidade.Este movimento busca, pela arte, dar maior foco a algumas questões sócio ambientais, como por exemplo o papel dos catadores de lixo, no próprio ato da reciclagem. Pois, somente em são Paulo, os mais de 20 mil catadores são responsáveis pela coleta de mais de 90% de todo este lixo reutilizado.Estes catadores, além de separarem, coletarem e depois destinarem o lixo para a reciclagem, também tem a função de dar equilíbrio a cidade nesta questão, porém ainda são alvos de muitas críticas e desvalorização pela população.Foi a partir dessa percepção que fez com que o grafiteiro Thiago Mundano criasse o movimento “Pimp my carroça”.Neste projeto as carroças, passam por uma certa manutenção e recebem itens de segurança básica, além de uma grande transformação visual, com frases que dão “aquela” alfinetada na sociedade.Logo após algumas parcerias, mais de 3,5 mil pessoas já se mobilizaram, e ajudam de várias formas o projeto, como por doações, voluntários, serviços, entre outros. Ao todo o grafiteiro Thiago já pintou mais de 150 carroças em todo o mundo, dando destaque ao Brasil, Buenos Aires e Nova York. “As pessoas falam para eu parar de pintar carroça e pintar tela. Mas eu faço isso pela satisfação de ajudar uma pessoa, meu pagamento é o sorriso deles. Enquanto pinto, estou sempre conversando e aprendi muito com eles. Se hoje eu sou uma pessoa um pouco mais ‘antenada’, devo isso a eles. Eu acho que nós temos que sair da ‘bolha’, essa convivência é muito saudável” finaliza o artista.Assim, esperemos mais atitudes como esta, e que algum dia este aprendizado acabe entrando de vez na cabeça das pessoas.






0 comentários:

Postar um comentário