3 de setembro de 2013

A sobrecarga do Planeta

O consumo sustentável é debatido há anos, sendo analisado desde a produção da matéria prima, até o destino que é dado para embalagens e restos do que consumimos. Tornou-se área de pesquisa, gerando inúmeros novos produtos, serviços e tecnologias, que visam diminuir os efeitos do homem no planeta. Porém, alguns dados nos fazem questionar até que ponto o consumo mudou e até onde vão as consequências de nossas atitudes.
A organização Global Footprint Networking monitora o consumo mundial e anuncia todos os anos o dia em que o consumo de recursos naturais ultrapassa o índice que o planeta consegue repor, nesse ano foi no dia 20 de agosto. A declaração que marca o Dia da Sobrecarga da Terra gerou muitas discussões, inclusive a de que até quando o planeta suportará nosso estilo de vida.

A comparação realizada ao longo dos anos pela ONG mostra que, a cada ano, essa data tem acontecido mais cedo, sendo que, hoje, seria necessário um planeta e meio para renovar os recursos consumidos, e esse número deverá chegar a dois planetas em 2050, se continuar no mesmo ritmo.
Para ajudar a consumir de forma a desgastar menos o planeta, o GFN disponibiliza em seu site um questionário que calcula a sua Pegada Ecológica, índice que avalia a demanda humana por recursos naturais e a compara com a capacidade regenerativa do planeta e, ainda, dá dicas de como diminuir esse índice.
Para saber mais sobre o Dia da Sobrecarga da Terra, basta acessar o site do GFN ou o do WWF para textos em português.

0 comentários:

Postar um comentário