4 de setembro de 2013

Infográficos

São gráficos que possuem informação e sentido de imagem ao mesmo tempo. Combinam fotografia, desenho e texto, sempre apresentando uma narrativa ou informação de forma mais dinâmica. 
Alguns pesquisadores consideram as pinturas rupestres como os primeiros infográficos. Porém, a base teórica da construção desses gráficos super fofos foi publicada por Edward Tufte, apenas na segunda metade do século XX. Entretanto, antes disso, esse tipo de informação, através de imagens, já ilustrava livros e cartazes e, com o avanço das mídias virtuais, novos modelos de infográficos surgem todos os dias e são veiculados nos mais variados meios de comunicação.
Atualmente,  já tornaram-se indispensáveis e, graças aos designers gráficos, facilitam cada vez mais a compreensão de variados assuntos. Abaixo, alguns exemplos:
Figura1. Mostra os diversos modelos de calçados masculinos e femininos separados pelos seus respectivos nomes. 
Figura 2. Ilustra os 108 penteados e cortes de cabelo que mais fizeram sucesso na história da música.

E, se você se interessou pelo assunto, confira também os sites DailyInfographic (que publica um infográfico por dia de vários assuntos, produzidos por profissionais de todas as regiões do planeta) e CoolInfographic (blog do presidente da InfoNewt, em que cada infográfico acompanha um post com análise de cada trabalho).


fontes: revistatrip.uol.com.br
moleskinemale.blogspot.com.br

0 comentários:

Postar um comentário