17 de setembro de 2013

O Mundo é "CO"

Vivemos na era da colaboração, temos espaços de coworking, temos cocriação, cobranding e tantas outras formas de se unir para fazer algo que o mercado precisou se adaptar. Cindy Gallop disse, em uma convenção sobre mídia que aconteceu em agosto na Suécia, que o futuro dos negócios está em fazer o bem para crescer e não crescer para depois apenas doar dinheiro para instituições de caridade. Passamos a ver o futuro do mercado como valores e ações compartilhadas que geram lucros financeiros e sociais.
Gallop fundou o site If I Ran the World onde todos podemos fazer parte de microações. O projeto se baseia no compartilhamento de ideia e fundos de investimento, onde qualquer pessoa pode colaborar sugerindo uma microação, de até 140 caracteres, que pode despertar o interesse de um financiador para colocar a ideia em prática. São ações sociais colaborativas que, através da internet, não precisam acontecer entre pessoas de um mesmo local.
Essa é a nossa busca pela humanização de nosso estilo de vida e da big data. Estamos constantemente acessando informações de uma maneira robótica, o que faz com que muitos dados recebidos não sejam utilizados, sendo a quantidade de informação excessiva. Precisamos direcionar e utilizar de forma criativa todo esse conhecimento e tornar a busca, a análise e o uso de dados, mais humanos. A forma mais eficiente de realizar isso é passando da cocriação para a ação colaborativa.
Nós vemos ações que começam a demonstrar essa humanização, algumas delas são as recentes séries que retratam as princesas da Disney e os Super-heróis como nós, em situações do dia a dia. Outro sinal é o crescimento pela busca da empatia e de empresas verdadeiras, com produtos verdadeiros, em campanhas como The World Needs More e Conflict Kitchen.
Assim, é preciso apenas que utilizemos as ferramentas que temos para agir em conjunto, pois nós somos o que fazemos e juntos podemos fazer muito mais.


0 comentários:

Postar um comentário