27 de setembro de 2013

Sapatos revolucionários

Sapatos biológicos


Tecnologia, biologia e moda convergem-se e formam um projeto de construção inovadora de sapatos, denominado Seleção Natural - MA Fashion Footwear .  Inspirado pelos avanços na biologia sintética e tecnologia de impressão 3-D, foi idealizado por Liz Ciokajlo da London College of Fashion.

A objetivação dos sapatos começou com uma análise de como a revolução das impressoras 3D pode proporcionar novas formas arquitetônicas de calçados e identificar novas construções de design. Porém, foi observada uma limitação dessas formas como consequência da falta de materiais alternativos e/ou naturais acopladas na impressão 3D. Levando isso em consideração, foi desenvolvido um estudo acerca de diversos materiais naturais ‘não tecidos’, bem como as reações de suas fibras. Ciokajlo pensa que materiais biológicos podem expandir as fronteiras do design. 

A coleção resultante de sapatos de salto é feita de linho, fibras de coco, fibras de lã combinados com resinas ecológicas e moldados em formas inovadoras. A designer, ainda, utilizou uma ferramenta de alta potência para cortar buracos de ar na sola, tornando-os respiráveis.

Outro experimento utilizou materiais emprestados das fábricas de móveis aplicados nos sapatos, ocasionando novos desafios e questionamentos sob o que é ou não compatível tanto com o produto (sapato) quanto com a indústria de moda.

O que é evidente a partir do projeto é que a biologia sintética vai, então, convergir com a impressão 3D para oferecer soluções acerca de novas construções. 


Projeto Unifold – printable and foldable shoes


Outro conceito de sapato, com o intuito um pouco diferente da proposta anterior, é o projeto
Unifold, calçados imprimíveis e dobráveis com o intuito de resolver a escassez de calçados no mundo.
Os estudantes Haratio Yuxin Han and Kevin Crowley formam a equipe conceituada pelo Pratt Institute. Com o objetivo de salvar o mundo desenvolveram um sapato mais acessível - feito de um pedaço de material reciclável (EVA) que toma forma dobrando sobre o padrão cut-out.
O design simples do sapato evita o longo processo de produção: moldagem, atadura, costura e colagem, reduzindo drasticamente os custos. O modelo pode ser baixado e depois impresso, facilmente dobrado e calçado. Existem dois padrões de Unifolds: um chinelo de estilo asiático, e uma sandália com mais detalhes.

O projeto ainda está em aprimoramento, mas os estudantes estão trabalhando bastante para fazer a  Unifold tornar-se um  sucesso no mercado. 



 




0 comentários:

Postar um comentário