30 de setembro de 2013

Tecnologia Inclusiva

Vivemos dias, cada vez mais, com mais tecnologia, muitas vezes, utilizada para preencher pequenas lacunas, como o tempo de espera em filas. Porém, há os que pesquisam maneiras de utilizá-la para ajudar vidas. É, assim, que apresentamos dois projetos: a mão biônica, que permite amputados terem as sensações do toque; e a perna biônica, que se move com controles cerebrais. Os projetos são pesquisas acadêmicas que podem mudar completamente a vida de muitas pessoas. 
A mão biônica, desenvolvida em um projeto do Dr. Micera da Ecole Polytechnique Federale de Lausanne, Suíça, vai ser implantada pela primeira vez nesse ano. O seu objetivo é que o usuário tenha controle dos movimentos e consiga ter as sensações do toque. Para isso, a mão biônica será conectada ao sistema nervoso do paciente por eletrodos que serão acoplados aos principais nervos do braço.




A perna biônica, que começou a ser desenvolvida e testada há alguns anos pelo grupo de pesquisa do Dr. Levi Hargrove, do Rehabilitation Institute of Chicago (EUA), funciona de maneira similar à mão, com os movimentos controlados através de uma ligação da prótese com os nervos da perna. A prótese identifica pequenos sinais elétricos da musculatura e, desta forma, executa os movimentos que o paciente quer realizar.
Os protótipos biônicos mostram como homem e máquina podem se unir, além dos controles sensoriais de gadgets e aplicativos.


0 comentários:

Postar um comentário