23 de outubro de 2013

A ciência pode te ajudar a ficar mais criativo



Todos nós precisamos ser criativos, seja qual for a área de atuação. E para deixar nossa vida mais criativa a e interessante, a ciência nos dá uma ajudinha e nos revela alguns truques que geralmente dão muito certo: 

1. Felicidade ajuda
Segundo pesquisa divulgada no livro The Progress Principle: Using Small Wins to Ignite Joy, Engagement, and Creativity at Work, estar de bom humor aumenta em 50% as chances de ter uma ideia criativa, em comparação aos dias tristes. 

2. Fique sozinho
Esse negócio de brainstorm quase nunca funciona. Em um teste com 200 pessoas, os solitários fizeram desenhos mais inovadores. Agora, outra pesquisa parece ter chegado a uma conclusão parecida: quanto maior o tamanho do grupo, pior o desempenho de cada um.

3. Tome um banho quente
É pra te deixar relaxado. Quando estamos focados num problema, a gente se preocupa muito em analisar os detalhes. Isso não ajuda a criatividade em nada. Quando a mente relaxa, seu cérebro consegue fazer associações mais distantes, graças ao trabalho do hemisfério direito. Ou seja, você consegue pensar fora da caixinha. “É por isso que muitos insights acontecem durante os banhos quentes, para muitos é o momento mais relaxante do dia”, explica Jonah Lehrer, autor do livro Imagine: how creativity works. 

4. Passeie ou tire um cochilo
Pesquisadores da Universidade de Toronto descobriram que fazer alguma atividade habitual, tipo sair para uma caminhada, tirar um cochilo ou até lavar louça permite que você, inconscientemente, acesse informações da área periférica do cérebro. Aí surgem ideias criativas. Só não vale ver tevê: os pesquisadores suspeitam que a telinha te deixa tão desligado, com a cabeça vazia, que nem a criatividade tem vez.

5. Beba uma cerveja
Sim, bêbados tem ideias inovadoras. Foi o que perceberam os pesquisadores da Universidade de Illinois. É que a bebedeira diminui as atividades da memória de trabalho (área onde fica o conhecimento de fácil acesso do cérebro, que te deixa apto a ler e compreender uma frase do início ao fim). Com ela em baixa, sobra espaço para a distração. Aí os bêbados seguiam mais os sinais intuitivos que os sóbrios ignoram. Mas, se for dirigir, não beba !!! (Conselho do Futuro do Presente).

Enfim, a ideia é sempre dar um espaço para o cérebro respirar!

fonte: super.abril.com.br

0 comentários:

Postar um comentário