14 de outubro de 2013

Cidades do futuro

Já falamos sobre as Cidades 2.0, espaços construídos e moldados pelos seus habitantes. Porém, esse não é o único futuro de nossas cidades. Com uma super população de 7 bilhões de pessoas, que cresce todos os dias, nosso planeta está chegando ao seu limite. Poluímos e consumimos recursos causando danos que não temos condições de reparar. É por estes motivos que nossas cidades começam a ser repensadas em projetos tecnológicos, que possam nos oferecer uma opção.
Foi pensando nisso que Phil Pauley lançou o projeto Sub-Biosphere, um cidade aquática e sustentável. Pauley é um designer que vê no futuro a solução para os nossos desafios. Inspirado pelas previsões do apocalipse por diversas catástrofes, como ataques nucleares, bem como o aumento do nível do mar e mudanças no clima, Phil propôs a construção de comunidades aquáticas.


O projeto baseia-se em um grupo de 10 esferas com temperatura e pressão controladas, presas ao fundo do oceano, onde poderiam ficar flutuando ou submersas. Nessas esferas seria possível produzir alimentos, ter água potável e todos os recursos necessários para a vida humana. Além disso, todas seriam conectadas, como se fossem uma cidade, utilizando barcos como meio de transporte, sendo que cada grupo de esferas pode abrigar até oito famílias. 

O designer sugere que elas sejam construídas e utilizadas por aventureiros e apaixonados pelo oceano. Segundo ele, não devemos esperar por catástrofes para nos prepararmos. Há outros projetos de Pauley baseados no mesmo conceito, um deles é o Survival Roomsque seriam containerspreparados para oferecer abrigo até 70 pessoas, em caso de necessidade, com capacidade para mantê-los abrigados por até duas semanas.

Contudo, enquanto esses projetos estão longe de serem executados, a cidadedo Porto, em Portugal, testa alguns projetos que fazem parte da pesquisa Future Cities, que busca avaliar ideias para transformar nossas cidades em espaços inteligentes.

2 comentários: