25 de outubro de 2013

Eyeborg - ouvindo cores



Já imaginou ser capaz de escutar cores através de ondas sonoras?

Neil Harbisson é um artista audiovisual e presidente da Fundação Cyborg. Em 2004, se tornou a primeira pessoa reconhecida como cyborg por um governo. Harbisson nasceu com uma doença rara de visão chamada acromatopsia, uma condição que o obrigou a ver o mundo em preto e branco. Por esse motivo desenvolveu, junto com Adam Montandon, um olho eletrônico, chamado de eyeborg.

Eyeborg é um sensor de cores que detecta a frequência da cor e a envia para um chip instalado na parte de trás da cabeça, através de condução óssea que permite que você ouça as cores do infravermelho ao ultravioleta.

“Acho que todos deveriam ter este desejo de detectar coisas que não conseguimos detectar” disse Neil Harbisson. Foi por isso que ele criou, em 2010, a FundaçãoCyborg, uma organização internacional para ajudar os seres humanos a converterem-se em cyborgs - incentivando-os a expandir os seus sentidos e percepções utilizando a tecnologia como parte de seu corpo.

“Devemos todos pensar que o conhecimento provém dos nossos sentidos, portanto, se expandirmos nossos sentidos, vamos, consequentemente, expandir nosso conhecimento.”



Assista sua fala no TEDTalk aqui

0 comentários:

Postar um comentário