18 de outubro de 2013

The Rolling Dance Chair



The Rolling Dance Chair, ou cadeira de rodas dançante, concebida pela dançarina Merry Lynn Morris, é um dispositivo de mobilidade motorizada que, ao contrário de uma cadeira de rodas normal, pode ser controlado usando apenas os músculos do tronco, liberando os braços e as mãos do usuário. A cadeira, projetada para desaparecer sob o corpo do bailarino através de um assento transparente, permite que o usuário se mova em um movimento fluido, oferecendo mais liberdade para dançarinos com deficiência e de apoio à sua liberdade artística.
Morris é professora de dança da Universidade do Sul da Flórida e, mais recentemente, uma inventora. Acredita que todos deveriam ser capazes de dançar, não obstante  alguma deficiência física.
O projeto começou juntamente com sua própria história de vida. Quando Morris tinha apenas 12 anos de idade, seu pai sofreu um acidente de carro e ficou paralisado. Ao longo de sua recuperação, ela percebeu o quanto ele foi estimulado pela dança, mas, também, o quanto era difícil por causa da cadeira de rodas.
A Rolling Dance Chair é um longo processo de pesquisa, design e interesse de universidades e empresas de tecnologia. 
Acredita-se que essa inovação será o futuro do design de cadeiras de rodas, além de proporcionar a dança, atuará como uma extensão natural do usuário, e não como um obstáculo.

Veja algumas imagens:

                                                                       Merry Lynn Morris and the Verlezza Dance Company (Photo: USF)


Assista o video e saiba mais aqui 


0 comentários:

Postar um comentário