7 de outubro de 2013

Utilizando as redes sociais para decifrar as pessoas

Que as redes sociais se tornaram uma extensão de nós, todos sabemos. Agora essas informações que compartilhamos estão sendo pesquisadas para compreender quais os padrões existentes nelas, e como podemos classificar e identificar uma pessoa através do que ela posta.
Os projeto que pesquisam esses padrões, focam em áreas diversas do setor. Aqui, veremos dois exemplos, a pesquisa realizada pelo PLOS One, nos EUA; e a pesquisa realizada na China por Rui Fan e sua equipe.
A pesquisa do projeto PLOS One, consiste em compreender as redes sociais como um campo de vocabulário aberto. A equipe examinou a linguagem utilizada em 75 mil perfis no Facebook, de diversas idades, gêneros e estilos de vida. As informações coletadas foram organizadas na forma de nuvens, que demonstram quais as palavras mais utilizadas por cada gênero e as classificam conforme a frequência. Os pesquisadores dizem que, com essa informações, é possível identificar as relações entre as personalidades e as atividades mais frequentes, tipo de consumo e principais sentimentos.


Já a pesquisa realizada na China, na rede social Weibo, que é similar ao Twitter, analisou a influência dos sentimentos na rede. A pesquisa foi realizada com 200mil usuários, que enviaram cerca de 70 milhões de mensagens durante os 6 meses do trabalho As informações foram classificadas em 4 categorias: alegria, tristeza, raiva e desgosto. O resultado da pesquisa mostra que, pelo menos na China, os usuários são mais influenciados pela raiva. Tweets dessa categoria, eram respondidos ou retweetados, em média 3 pontos a mais do que as outras emoções. Alegria teve a segunda maior resposta, enquanto tristeza e desgosto não apresentaram altos índices de repercussão.


Mas, a expressão de opiniões e sentimentos nas redes sociais, já ultrapassaram o campo da pesquisa e estão em empresas, identificando os desejos dos usuários. Exemplo disso é o SocialGuide. Lembra de quando as emissoras brasileiras falavam no Ibope de seus programas? O SG, oferece um serviço similar, porém, utiliza o Twitter para saber quais as opiniões dos usuários sobre programas de TV. A ideia surgiu devido aos trending topics da rede em períodos de final de temporadas de seriados. Hoje, funciona como feedback aos produtores de TV.

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