23 de novembro de 2013

Capa da Invisibilidade



A ciência está caminhando para materializar um dos maiores preditos da ficção científica: a Capa da Invisibilidade. Este projeto está sendo desenvolvido pela Universidade de Toronto, no Departamento de Engenharia Elétrica e Computação, e foi publicado na Physical Review X.
O dispositivo experimental é fino e flexível e pode ser aplicado a objetos de tamanhos diferenciados. Alvo de pesquisa há anos, este novo sistema de camuflagem promete, através de ondas de rádio, cancelar completamente qualquer reflexo de radar, em vez de apenas se limitar a distorcê-lo.

“Esconder um objeto a partir de um campo eletromagnético representa um grande avanço na capacidade de controlar e manipular a radiação eletromagnética” (George V. EleftheriadesPhysical Review X).
Além disso, a capa pode ser utilizada para enganar os dispositivos de detecção que, através do envio de sinais, fazem com que o objeto escondido pareça maior, menor ou até mesmo em um lugar completamente diferente.
Considerando que poderia ser utilizada tanto para operações militares quanto para melhorar os sinais de comunicação, uma vez que o disfarce possibilita “esconder” os obstáculos que interferem na força do sinal, a Capa da Invisibilidade  é um grande avanço tecnológico.
Aos fãs de Harry Potter: sentimos aqui sua euforia – enquanto a ciência progride – quem não gostaria de se tornar invisível ao menos por um instante?


Para saber mais clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário