27 de novembro de 2013

Goedzak: um saco especial para lixo que não é lixo


Goedzak, é um projeto do designer holandês da Waarmakers, Simon Akkaya. Trata-se de uma maneira de “jogar fora” o que você não quer mais, ao mesmo tempo que estimula o uso de segunda mão e o comportamento sustentável. No lugar de um simples saco de lixo, o Goedzak identifica que ali existem objetos que podem ser reutilizados, além de protegê-los da chuva. Uma forma legal de dar uma segunda oportunidade à antigos objetos e  estimular o desenvolvimento sustentável.
 

Goedzak é a junção das palavras GOE e ZAK ou BENS e SACOLA. A ideia da transparência é possibilitar a visibilidade do conteúdo do saco, evitando que o conteúdo seja misturado ao lixo comum. O saco mantem os produtos secos e limpos. E o logotipo Goedzak indica às pessoas que os bens estão disponíveis para serem reutilizados. 
 

Se ninguém aproveitar os brindes, o saco é recolhido por caminhões de lixo juntamente com os outros resíduos. O legal é que o saco também pode ser reaproveitado. Quem o pegou pode colocar objetos que não desejam mais e fazer o mesmo processo. É um consumo colaborativo diferente, que pode ser  bem eficaz.
O objetivo disso tudo é criar uma cultura de reuso, e gerar um sentimento ecológico nas comunidades, cumprindo um papel social que conecte as pessoas.
 

0 comentários:

Postar um comentário