15 de janeiro de 2014

Cansados da mesma cidadania

A nova tendência apontada pela Business Insider, é realmente coisa para ricos. Fora das nossas wishlists, a peça-desejo dessas pessoas, também não pode ser encontrada nas vitrines. Ela está com as pessoas certas nos lugares certos: a CIDADANIA.  Isso mesmo, a moda agora entre os ricos é obter cidadanias de outros países, de preferência países onde suas fortunas não sejam supertaxadas.

Tina Turner já entrou na onda, foi pra Suíça com o marido alemão. E antes dela, Gérard Depardieu, que no ano passado foi-se à Rússia para fugir dos impostos. Outros membros do clube dos mais ricos do mundo, como Bernard Arnault, o poderoso dono do grupo LVMH, o maior conglomerado de produtos de luxo do mundo, seguiram o mesmo caminho. Arnault cogitou mudar sua cidadania para uma belga. 
O nome cunhado é ‘jurisdiction shopping’ (compras de jurisdição), de acordo com uma pesquisa realizada pela USB e Wealth-X.
Alguns dos lugares mais procurados, os ditos ‘hotspots bilionários’ são Cingapura, Suíça, Ilhas Cayman, Luxemburgo e Hong Kong – ou seja, aqueles típicos paraísos fiscais. São os destinos favoritos dos ultra-ricos, devido a qualidade de vida, bom sistema educacional e baixos impostos.
No entanto, essa tendência de troca de favores para obter nacionalidade é algo que favorece mais aos ricos de fortuna antiga, de herança. Já os novos ricos tendem a não se movimentarem. Prova disso são os dados indicando a maioria dos bilionários de China e Índia que continuam em sua terra natal. Mas provavelmente, assim que eles estiverem prontos para fazerem suas malas, a jurisdição mundial de baixos impostos estará pronta para recebê-los.
fonte: noo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário