17 de janeiro de 2014

The Street Store


The Street Store, foto por Neal Tosefsky.
Vivemos em uma sociedade baseada no consumo, onde o ato de comprar roupas foi além da simples necessidade de vestir - enquanto uns consomem demais, outros nem têm com o que se cobrir.
Foi pensando nisso que os idealizadores Max Pazac e Kayli Vee Levitan mostraram um outro lado do consumo - criaram em Cape Town, África do Sul, a primeira loja de rua de roupas pop-up, sem fins lucrativos, destinada para pessoas sem poder aquisitivo. A organização designada The Street Store, conta com o apoio de voluntários para doação de roupas e calçados, bem como de assistentes que ajudam a administrar e receber as pessoas. A loja fornece aos carentes, através de cartazes com a identidade do projeto, expositores e embalagens, uma experiência completa, como se estivessem escolhendo roupas em um shopping. Max e Kayli relatam como resultou o dia da inauguração:
“Mais de 1.000 pessoas desabrigadas visitaram a nossa loja naquele dia. Cada um montou seu look como queriam. Uma roupa, que, para muitos, foi a primeira que foram capazes de escolher por si mesmos.” (http://thestreetstore.org
Foto por Neal Tosefsky
Foto por Neal Tosefsky
Foto por Neal Tosefsky
Você também pode fazer parte dessa iniciativa! O projeto, ainda, permite que qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo tenha sua própria The Street Store, basta seguir cinco passos simples, que, resumidamente está entre fazer o download dos cartazes, anexar sua logo, começar a divulgar, arrecadar as doações e achar voluntários para conduzir a loja. A ideia é que as pessoas mais pobres desfrutem da experiência de poder escolher suas próprias roupas. 

Cartazes do projetofoto por Neal Tosefsky.
Assistente The Street Store, foto por Neal Tosefsky.



1 comentários:

  1. Uma iniciativa que merece ser replicada nas grandes cidades. Gostaria muito que acontecesse em Natal-RN

    ResponderExcluir