22 de janeiro de 2014

TECNOLOGIA + NATUREZA

Quanto mais próximo à natureza, melhor. O que não falta é gente investindo a tempo e dinheiro para criar produtos cada vez mais ecologicamente corretos para serem usados no dia a dia.
Indo nessa onda, trouxemos aqui uma seleção de cinco produtos produzidos com a cabeça voltada pro bem. Quem sabe não substituímos os que usamos atualmente por esses?
Pilha carregada com água: Diretamente do Japão, a fabricante Aqua Power System lançou a NoPoPo Battery, uma pilha que, apesar do nome engraçado, é superrevolucionária: ela carrega com água. Ou qualquer líquido. Suco, refrigerante, vodca, água de coco, xixi… Pois é. Ela funciona quando o usuário coloca um líquido na parte interna da bateria, com a ajuda de uma seringa. Do lado de dentro, o contato do líquido com uma mistura de carbono e magnésio gera energia. Além disso, ela não se deteriora tão rápido como as outras e é reciclável por não conter substâncias nocivas ou metais pesados. Na Amazon, custa $24.

Fusca elétrico: Fusca é vintage, oldschool, mas não é nada ecológico. Pensando nisso, a empresa alemã Karabag trocou o motor a combustão do carro por um elétrico, o que possibilita carregar o carrão na tomada. Deram o nome dessa invenção de Reevolt e-Kaefer. As novidades: o motor quase não tem barulho, proporciona 35,4cv de potência, 15,2 mkgf de torque, atinge velocidade máxima de 105km/h e autonomia de 120km. Ele ainda não chegou no Brasil e, lá pela Europa custa em torno de 11.400 euros.
Tênis-carregador: Um grupo de estudantes de engenharia da Universidade de Rice, em Houston, no Texas, desenvolveu, um tênis capaz de aproveitar a energia mecânica do movimento dos pés para gerar uma corrente elétrica que, pode até abastecer pequenos aparelhos eletrônicos, como celulares. Acoplado sob o calcanhar, parte do pé com maior potencial de geração de energia, o dispositivo acoplado converte o movimento em eletricidade. Só que esse foi um projeto de conclusão de curso muito bem sucedido dos estudantes que ainda não entrou pra venda. Mas é questão de tempo.
Privada econômica: Essa é criação brasileira! A Acquamatic criou um vaso sanitário que pode economizar até 60% de água. Os tradicionais costumam usar de 6 a 10 litros de água no seu funcionamento. Esse novo sistema usa apenas 2 litros. O projeto ficou chamado de Consumo e Uso Racional da Água. O vaso usa um basculante que despeja os dejetos no canal de esgoto pela própria dinâmica da água, sem usar eletricidade e não faz o uso de sifonagem, método que usa um cano de plástico ou de vidro com uma articulação que consegue escoar a água de um lugar pro outro.

Pufe reciclável: Esses pufes foram desenvolvidos pelos designers suecos Mattias Rask e Tor Palm e são feitos com cordas plásticas recicláveis de alta resistência. Os dois viajam o mundo atrás de técnicas artesanais ancestrais que tenham esse toque contemporâneo. Nesse caso, se inspiraram em bowls de uso diário usados no Vietnã, feitos de cordões de papel envolvidos com algas marinhas. No caso, eles trocaram o material orgânico por cordas plásticas recicláveis de alta resistência. A marca italiana Cappellini comprou a ideia e o nome dos pufes: Superheroes.

fonte: noo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário