3 de janeiro de 2014

Tendência de consumo: consciente.


Que tal começar o ano com uma mudança na forma como você pensa e age diante do consumo? Por que não pensar em questões sociais e ambientais antes de adquirir algum produto? 
A expressão com consciência social, ecológica e comunitária é uma tendência crescente no mundo do design e da moda. Esta manifestação se reflete em um novo estilo de mercado que, através de produtos e campanhas comunicam uma mensagem positiva para a sociedade.
Destacamos três exemplos de designers e empresas que se preocupam com  estas questões:

A marca do Reino Unido TRAIDremade, fundada em 2000, é uma marca de moda reciclada que proporciona uma alternativa interessante carregada de estilo. Os designers da marca desfazem, misturam, encaixam, cortam, costuram e estampam pedaços de roupas rasgadas e manchadas e transformam em peças exclusivas e originais. Os retalhos são obtidos através de doações dos bancos de reciclagem têxteis que a marca possui em todo o Reino Unido. Seu objetivo é proteger o meio ambiente, reduzir a pobreza do mundo obtendo fundos para projetos de desenvolvimento no estrangeiro, além de conscientizar as pessoas sobre problemas ambientais e a pobreza que existe no mundo.
Leia mais sobre: aqui


O projeto Designers Against AIDS (Designers contra a AIDS), iniciou na Bélgica em 2005, e, juntamente com a H&M, proporciona um veículo para despertar a consciência nos jovens acerca do vírus da AIDS. Com a ajuda de famosos do mundo da música, da moda e dos esportes, foi criado desenhos e gráficos estampados em peças de roupas e são vendidas nas lojas da H&M distribuídas em todo o mundo. Além de oferecer consciência social, o projeto ainda possui apelo orgânico – todas as peças são elaboradas com algodão livre de pesticidas.
Leia mais sobre: aqui
Katy Perry e Dita Von Teese 

O designer Miguel Adrover fez uma reconstrução antietiquetas de marcas de luxo como Louis Vuitton, Burberry e Ralph Lauren. Incluiu temas inovadores em suas coleções que, através da crítica social, chama a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos mendigos nova iorquinos e ao modo de vida americano. Adrover que, é bastante criticado por suas manifestações políticas, acredita que a moda é um meio que permite transmitir uma mensagem social. Em suas peças, só utiliza algodão orgânico puro e outras fibras naturais de luxo como seda, alpaca, cachemira, entre outros. O designer já trabalhou com Alexander McQueen mas, atualmente faz parte da marca Alemã Hessnatur.
Leia mais sobre: aqui


"World in Your Hand" camiseta orgânica por Hessnatur

0 comentários:

Postar um comentário