24 de fevereiro de 2014

Cérebro de cima, cérebro de baixo: uma nova teoria sobre o funcionamento de nosso cérebro

Stephen Kosslyn, psicólogo americano desenvolveu um estudo que questiona a teoria de que o nosso cérebro fosse divido em hemisfério direito e esquerdo, classificando as pessoas como executivos/planejadores x observadores/perceptivos ao invés de  racionais x intuitivos. O estudo divide o cérebro horizontalmente: parte de cima e parte de baixo.



Para Kosslyn, dividir as pessoas entre os tipos "criativo" ou "racional" - associados ao lado direito e esquerdo do cérebro, respectivamente - é bastante simplista.  No seu livro, Top brain, bottom brain (Cérebro de cima, cérebro de baixo), o psicólogo argumenta que um corte "horizontal" no cérebro (dividindo-o entre as partes de cima e de baixo) é mais eficaz para mapear diferenças na forma como cada pessoa interage com o mundo.

Em vez de um hemisfério "criativo" contraposto a outro "racional", obtêm-se duas áreas com igual capacidade de intuição e raciocínio. Nesse caso, a distinção é que um deles é "executivo/planejador", enquanto o outro é "observador/perceptivo".
Como cada pessoa pode dar ênfase a uma das duas áreas, a ambas ou a nenhuma, Kosslyn conjectura que existam quatro tipos de pessoas, cada uma exibindo um "modo cognitivo" distinto.

Os quatro tipos seriam:

"Condutor": Maior uso extra das duas partes do cérebro, a de baixo e a de cima.
Bom planejador e em perceber antecipadamente as consequências. Geralmente assume papéis de liderança, seja em empresas, comunidades, colégios, etc.

"Observador": Maior uso extra da parte de cima do cérebro, menos uso extra da parte inferior.
Costuma ter uma visão ampla dos cenários em que se encontra. Normalmente quieto, porém capaz de mostrar perspectivas que os outros não notam.

"Estimulador": Bastante uso extra do cérebro de cima, menos uso extra do setor inferior do cérebro.
Costuma pensar "fora da caixa" e fazer planos, porém tem dificuldades em desenvolver planos "B".

"Adaptador": Pouco uso extra da parte superior ou inferior do cérebro
Pode não ser o melhor em desenvolver novas ideias, mas é um dos mais fortes membros de equipes quando os projetos necessitam ser executados.

Kosslyn acredita que há ainda muito para ser desenvolvido na pesquisa, inclusive, busca por psicólogos experimentais dispostos a testá-la.

Há um teste de  perguntas para ver qual é o seu perfil, porém só está disponível em inglês, você pode acessá-lo AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário