11 de março de 2014

O Ideia de trabalho na cultura pós-contemporânea

Na última quinta-feira, dia 06/03, aconteceu no CEART a palestra "A ideia de trabalho na cultura pós-contemporânea". O evento foi uma parceria entre o nosso projeto, Futuro do Presente, e o laboratório [Ox]igênio, coordenado pela Carmencita Job, a palestrante da noite.

 



Entre os temas abordados, foi discutida a ideia de trabalho ao longo do tempo, mostrando a grande influência da revolução industrial no sistema de trabalho mais comum dos dias de hoje, horários fixos e 8 h por dia. Bem como a contextualização de um "trabalho imaterial" na cultura pós-contemporânea, ou seja, trabalhos que fogem à regra dos horários fixos ou da ideia de ter de trabalhar obrigatoriamente no espaço de uma empresa ou escritório. São trabalhos permeados por flexibilidade, ajustados ao estilo de vida de nosso tempo, reflexo da busca por experiências e a inquietação por fazer acontecer, por buscar um papel em que nos encaixamos.


A importância de tal discussão é vista no grande debate que está acontecendo nas redes sociais e convívios, onde o foco é o questionamento se aquela velha máxima "Faça o que você ama" está realmente certa.
Em um mundo com tantas possibilidades, é difícil criar uma regra que possa ser aplicada à todos, e é assim, que tais debates e discussões se tornam de extrema importância, para que possamos reconhecer e compreender os diversos funcionamentos de nossa sociedade e nos adaptarmos a estilos de vida menos agressivos a nossos corpos e mentes.

Equipe Futuro do Presente e Carmencita Job

Deixo aqui algumas sugestões de leitura para discutir os dois lados da história, o de levar a frase "Faça o que você ama" para a vida, e o de ver isso como uma armadilha que nos leva à insatisfação constante.




E ainda, um vídeo do Anderson França produzido especialmente para o debate da palestra:


0 comentários:

Postar um comentário