7 de maio de 2014

Wanhawks Valour - Primeira bicicleta conectada via Bluetooth!

Atualmente, o número de pessoas que optam por utilizar a bicicleta como meio de transporte está crescendo num ritmo cada vez mais acelerado, porém, subsequente a isso estão os graves riscos devido à falta de infraestrutura em muitos lugares para o uso das bikes e o descuido. Foi pensando nisso que criadores canadenses desenvolveram Vanhawks Valour – a primeira bicicleta inteligente conectada via bluetooth feita de fibra de carbono.


Dentre suas especificações está a utilização de bluetooth para conectar ao GPS de um smartphone, que através de LEDs embutidos no guidão, direcionam os ciclistas em seus trajetos. Pensando na total segurança, a bike é equipada com sensores ultra sonoros que detectam veículos e/ou objetos no ponto cego dos ciclistas, e quando existe perigo enviam sinais de alerta e o guidão começa a vibrar. O aplicativo do celular, em conexão, acompanha o desempenho, gerando dados como tempo, distância percorrida, velocidade e calorias gastas. Outros dados que ela coleta é a qualidade da estrada, se é lisa ou irregular, e se há buracos pelo caminho, além de fornecer informações sobre ciclovias mais próximas, rotas mais acessíveis e fluxo do tráfego.


O mais interessante é que cada bicicleta está conectada a uma rede de outras bicicletas através do servidor da própria Vanhawks. Isso é uma solução inteligente no caso de assaltos, já que todas as bicicletas da marca podem se comunicar entre si. No caso de um roubo, a pessoa pode relatar em seu aplicativo o acontecimento e assim, os outros ciclistas conectados poderão ter acesso a localização da mesma.

Até agora, apenas os protótipos foram feitos, mas o projeto foi colocado no kickstarter para transformar-se em realidade. 







Via: dezeen. 

0 comentários:

Postar um comentário