9 de julho de 2014

Tendências na arquitetura

1. Casa Passiva ou PassivHaus
O foco em princípios verdes e sustentabilidade é uma das tendências mais importantes, hoje, no mundo da arquitetura, isto é, a busca por redução no consumo de energia e redução das emissões de carbono. A casa passiva é uma solução para essa questão de desperdício de energia e as emissões de carbono, podendo economizar até 90% em custos de aquecimento.
Os princípios da casa passiva, ou PassivHaus , podem ser conferidos na imagem abaixo:


2. Telhado Verde
Um elemento importante quando se fala em arquitetura sustentável é o telhado verde, que consiste no plantio de árvores e plantas nas coberturas de residências e edifícios através da impermeabilização e drenagem da cobertura. O telhado verde é uma ótima solução para criação de novas áreas verdes nas grandes metrópoles brasileiras que, decorrente da intensa urbanização no último século, possuem poucas áreas verdes e de lazer. Outras qualidades que essa técnica abrange é a diminuição da poluição ambiental; absorção da poluição sonora; melhorias nas condições térmicas internas; aumento da umidade relativa do ar nas áreas próximas ao telhado. Porém, uma das desvantagens é o custo de implantação do sistema e sua devida manutenção.




3. Design para relaxar - Home spa 
A sobrecarga de informação que somos expostos atualmente é um problema. Todos os dias precisamos enfrentar, organizar e processar volumes absolutos de informações. É por isso que mais e mais pessoas estão optando por uma área de retiro em sua casa, um lugar para relaxar e descontrair. Segundo freshome a indústria de home spa é uma tendência que está crescendo em um ritmo saudável. Uma evidência dessa tendência são os novos edifícios construídos nos Estados Unidos, 50% destes são equipados com uma banheira de hidromassagem. 

Banheira de hidromassagem Di Vapor 

4. Áreas da casa e móveis multifuncionais
Como o metro quadrado das obras está cada vez mais caro e os apartamentos cada vez menores, o modo de vida urbano se reflete aos novos conceitos. Busca-se utilizar a compactação dos espaços com a possibilidade de transformação do mobiliário, tornando-os articulados e retráteis, para maior comodidade dos usuários. Isso se reflete em áreas da casa que possuem uma gama de utilizações ou que podem ser alteradas e móveis com maior espaço de armazenamento. A versatilidade toma conta do design de interiores e torna-se uma grande tendência. 
Um exemplo é o projeto CityHome desenvolvimento pelo MIT media lab, que promete revolucionar qualquer espaço habitável.



5. Projetos contra desastres naturais
Hoje em dia ninguém está a salvo de inundações, tempestades, incêndios e terremotos. A Inglaterra, neste inverno, por exemplo, sofreu as piores inundações em 250 anos, com casas inundadas e danos que custaram cerca de US $ 2 bilhões de dólares. Forçada pela necessidade, a arquitetura está investido em soluções para proteger contra tais desastres naturais e é um passo importante para a próxima década. Veja um exemplo abaixo:
 
Flood prevention home by Coates Design

6. Casas pré-fabricadas
Com o desenvolvimento da tecnologia de fabricação, o investimento em toda a área de pré-fabricação (especialmente na China) tem ajudado a difundir essa tendência. Casas, hotéis, escritórios, galpões são construídos através componentes produzidos em uma fábrica  e depois transportados ao local ideal. Entre os benefícios de casas pré-fabricadas estão o menor tempo de construção, maior facilidade no gerenciamento do projeto, economia de matéria-prima e mão de obra.
Confira um exemplo de casa pré-fabricada, a Pop-up House, desenvolvida pelo estúdio de arquitetura Multipod, que pode ser montada em 4 dias só com uma chave de fenda.




Fonte: freshome.com, arquiteturasustentavel.org 

0 comentários:

Postar um comentário