29 de agosto de 2014

Riverbed - Repensando o espaço da galeria de arte




Olafur Eliasson, um artista dinamarquês/islandês, está com sua primeira exposição solo, aberta dia 20 de agosto de 2014, a exposição “Riverbed” ficará até  04 de janeiro de 2015 no Museu de Arte Moderna de Louisiana, na Dinamarca.  
O trabalho central, Riverbed(2014) , baseia-se na ligação única entre natureza, arquitetura e arte características de Louisiana. Ao transformar toda a ala sul do museu em uma paisagem rochosa imitando o leito de um rio, Eliasson se concentra em habitar o espaço de uma maneira nova e insere novos padrões de movimento para o museu.






A superfície de rochas que cobre o chão criou o que seria um fluxo remanescente, como se fosse realmente um rio seco. A obra de Eliasson é sobre andar e passar por caminhos estreitos nestas galerias, mas também toca em questões mais fundamentais sobre a forma como a estrutura arquitetônica e institucional configura um campo de ação para os usuários. Que tipo de comportamento é que o museu convida e que convenções e hábitos que nós associamos com uma visita a um museu? Quais os tipos de encontros sociais pode acontecer em um museu como o de Louisiana? O trabalho atua neste aspecto geral, apenas transformando o espaço existente em um espaço inteiramente diferente e, assim, convida um outro tipo de comportamento.


O artista questiona e brinca, ao postar esta foto em seu site:  "Como é a sensação de manter o equilíbrio?
Como é a sensação de perdê-lo?"

Muitos artistas (recentemente e no passado) já experimentaram usar o espaço da galeria vazia em nome de instalações radicais e institucionais, críticas, questionando a consciência, porém Eliasson realmente conseguiu fazer algo agradável e envolvente, ainda que fazendo-se questionar também.



 

0 comentários:

Postar um comentário