28 de agosto de 2014

The future of wearable technology is...

A cada dia surgem no mercado novos produtos e ideias com o propósito de solucionar problemas do cotidiano. O novo mercado para wearable technology ou tecnologia vestível mostra o quão rápido uma indústria pode ser desenvolvida. Entre alguns exemplos estão: o famoso Google GlassPavlokpulseira que age como um personal coach, monitorando seu condicionamento físico; Oculus, o sonho de consumo de todo nerdMecapholypsevestidos surrealistas que podem ser alterados através do controle da mente; Wearablesolarroupas com placas solares para captação de energia, entre outros. 
Atualmente, de acordo com Danielle Wilde, pesquisadora visitante do Centre for Advanced Materials and Performance Textiles (RMIT School of Fashion and Textiles), as chamadas tecnologias vestíveis são exploradas de duas formas – em peças conceituais criadas por artistas e designers e em dispositivos desenvolvidos com o apoio da engenharia.
Nesse vídeo abaixo, Danielle Wilde fala sobre o futuro dessa tecnologia que evolui junto da moda e mais especificamente, da vestimenta. A pesquisadora enfatiza a necessidade de designers e cientistas trabalharem juntos, pensando num cruzamento de materiais, inovação tecnológica, poética, performatividade e participação. Defende, também, que o futuro das wearable technologies reside na criação de produtos com qualidades estéticas expressivas.

Assistam, é incrível, e está recheado de exemplos que podem servir de inspiração!
Este vídeo é uma co-produção entre a SBS World News e The Conversation. (apenas em inglês)





0 comentários:

Postar um comentário