19 de setembro de 2014

‘Killer Heels: The Art of the Shoe’ Exibição mostra a história do salto alto


Chau Har Lee. “Blade Heel,” 2010. Perspex, stainless steel, leather.

Ao longo dos anos, os saltos altos tornaram-se um símbolo complexo e controverso, por vezes fetichizado e injuriado. Para explorar essa complexidade, os 160 pares na exposição são diversos.
‘Killer Heels’, a nova exposição do Brooklyn Museum que ficará em cartaz até fevereiro de 2015, explora desde os chopines plataforma da Itália do século XVI até os stilettos glamourosos vistos nas passarelas e nos tapetes vermelhos de hoje, a exposição examina a vasta  história do sapato de salto alto e seu lugar permanente no nosso imaginário popular.


French. Shoes, 1690 – 700. Silk, leather.
3D-printed heels by Iris van Herpen X United Nude. “Beyond Wilderness,” 2013.


Como declaração de moda, objeto fetiche, instrumento de poder e tomada de expressão artística, tanto para o designer e o usuário, ao longo dos anos o sapato de salto alto passou por muitas mudanças em estilo e simbolismo. Estilettos pontiagudos e mortais, arquitetonicamente inspirados, e um número de sapatos artisticamente trabalhados que desafiam a categorização são destaque entre os mais de 160 saltos históricos e contemporâneos sobre empréstimo de estilistas, da coleção de renomado Brooklyn Museum sediado no Metropolitan Museum of Art e do Museu Bata Shoe. Designers e casas de design são representados em saltos assassinos que incluem sapatos de  Manolo Blahnik, Chanel, Iris van Herpen X United Nude, Christian Louboutin, Alexander McQueen, Prada, Elsa Schiaparelli, Vivienne Westwood dentre outros. 
Apresentado juntamente aos objetos em exposição estão seis curtas-metragens especialmente encomendadas inspirados em saltos altos. Os cineastas são Ghada Amer e Reza Farkhondeh, Zach Ouro, Steven Klein, Nick Knight, Marilyn Minter, e Rashaad Newsome.

Christian Louboutin. “Metropolis,” Fall/Winter 2010–11. Calfskin and silver spikes
Noritaka Tatehana. “Atom,” 2012–13. Faux leather.

Roger Vivier. “Virgule Houndstooth,” Fall 2014. Calf hair.
JANTAMINIAU. “L’Image Tranquille,” 2013. (Handcrafted by René van den Bezrg.)
Vivienne Westwood. “Super Elevated Gillie,” 1993.
Winde Rienstra. “Bamboo Heel,” 2012. Bamboo, glue, plastic cable ties.
Balenciaga. Block Heel, Spring 2013

‘Killer Heels: The Art of the Shoe’ é organizado por Lisa Small, Curadora de Exposições do Brooklyn Museum. 

0 comentários:

Postar um comentário