5 de setembro de 2014

Música de Rachmaninoff é traduzida em tecido pela marca BeatWoven



BeatWoven é uma marca têxtil Inglesa que usa a tecnologia de áudio como um instrumento para revelar padrões geométricos, que são criados por som/música e se fundem harmoniosamente com a técnica artesanal tradicional, a tecelagem. 

Rachmaninov Woven Art piece

Foi em 2008 que Nadia-Anne Ricketts descobriu uma interessante conexão aritimética entre música e a estrutura do tecido, assim começou a explorar a relação entre tecelagem e som por um sistema binário que sustenta a estrutura da tecelagem. Em seu estúdio, o BeatWoven, a designer têxtil possui um software de áudio sob medida/exclusivo que traduz/transforma a música tocada em padrões visuais, usando pixels especialmente para tecelagem/trama.


 "O meu objetivo é ultrapassar limites e expor maneiras em que podemos dar uma abordagem sensorial única e interessante para a experiência da música intangível através da combinação de várias tecnologias digitais. Assim criando um paradoxo interessante entre mídias " diz Ricketts.
O padrão criado é uma notação digital da música/som. Fios de cores e texturas variados são usados ​​para ajudar a sintetizar a estética de áudio da música.

Rachmaninov Large Silk Scarf

Parte do festival de duração anual da Orquestra Filarmônica de Londres, o Rachmaninoff: Inside Out, Nadia-Anne Ricketts foi comissionada a criar uma peça têxtil para o Royal Festival Hall.
Não uma velha peça de arte qualquer, mas uma interpretação do Piano Concert No. 2 usado no filme de 1945 de David Lean, “Brief Encounter”. Para a obra comissionada, Ricketts começou tocando o concerto Rachmaninoff repetidamente através do software para analisar e se familiarizar com os padrões. Embora a paleta de cores básica da peça tenha sido determinada pelo design interior do Royal Festival Hall onde esta será instalada, Ricketts realiza uma extensiva pesquisa para cada canção, incluindo artista, gênero, era e história por trás da composição para enfim escolher a combinação de cores e fios de cada obra.


0 comentários:

Postar um comentário