28 de outubro de 2014

Nova versão do ‘truque do tijolo’ pode ajudar a economizar 67 milhões de litros de água por dia na Califórnia

Assim como vem acontecendo no estado de São Paulo, a Califórnia vem enfrentando, não é de hoje, um grave problema de escassez de água. Várias ações tem sido feitas por lá para conter o desperdício e otimizar o uso, porém uma, chama ainda mais atenção por três motivos: por ter sido criada por pessoas comuns, sem qualquer interferência do governo, pela simplicidade e pelo efeito prático.


Para assistir ao vídeo do projeto, clique aqui.

A ação ganhou o nome de Drop a Brick e vem sendo promovida por vários membros da iniciativa privada. O nome remete à expressão americana referente ao ato de evacuar, porém, o sentido aqui é o literal, já que basicamente a ação consiste em ‘jogar um tijolo dentro do vaso sanitário’. Não um tijolo comum, mas uma versão alternativa e sustentável, feita com um tipo especial de borracha. O tijolo desloca a água do reservatório  para o seu interior fazendo com que seja economizado cerca de meio galão de água por descarga.
A ideia é arrecadar uma verba de 80 mil dólares para a fabricação e distribuição do “tijolo” por meio de uma campanha de crowdfunding no site Indiegogo. Com cada tijolo vendido por US$ 15, a campanha já arrecadou mais de 13 mil dólares em uma semana. O projeto tem até novembro para arrecadar o total necessário para o desenvolvimento do produto.

A intenção é, além de comercializar os tijolos, distribuí-los em comunidades carentes da Califórnia para oferecer às famílias uma maneira simples de reduzir o consumo de água sem muito sacrifício, evitando o desperdício. Com isso, o Drop The Brick, pode ajudar a economizar cerca de 67 milhões de litros por dia.


Truque antigo
A ideia de utilizar um tijolo no reservatório para economizar água é antiga. Só que as pessoas costumam usar tijolos de verdade sem saber que eles podem se dissolver e  causar entupimentos, resultando em problemas caros de resolver. Para saber mais sobre a campanha, visite dropabrick.o
fonte: blogmoscabranca.com.br

0 comentários:

Postar um comentário