19 de dezembro de 2014

Instalação "The End of Sitting" inova o espaço de trabalho


Pesquisas médicas sugerem que sentar por muito tempo pode ser ruim para a sua saúde, por isso RAAAF(Rietveld Architecture Art Affordances) e Barbara Visser desenvolveram um escritório experimental que incentiva os trabalhadores a inclinar-se, apoiar-se ou mesmo deitar-se.
Passar todos os dias em uma mesa aumenta a exposição a uma gama de problemas de saúde, de doença cardíaca ao câncer, diabetes e obesidade, dizem pesquisadores da Suécia, Austrália e Reino Unido. The End of Sitting foi concebido como um espaço onde sentar é apenas uma das opções disponíveis.
O estúdio holandês RAAAF e artista Barbara Visser começaram a trabalhar no conceito, no início deste ano. Eles foram convidados a criar este protótipo pelo Looiersgracht 60, um novo espaço de exposição em Amsterdã.

"Cadeiras e mesas são redesenhados mais de um milhão de vezes. Mas o que acontece se não há mais cadeiras e você gostaria de ter recursos para pessoas trabalharem em pé?" perguntam os arquitetos Ronald e Erik Rietveld, os dois fundadores da RAAAF.

"Nós desenvolvemos um conceito em que a cadeira e mesa já não são pontos de partida inquestionáveis" disseram. "Em vez disso, as várias possibilidades da instalação solicitam aos visitantes explorar diferentes posições de pé em uma paisagem de trabalho experimental."


O espaço é preenchido com grandes formas tridimensionais facetadas que variam da altura da cintura até a altura dos ombros.
Uma variedade de superfícies angulares, ressaltos e saliências transformar cada objeto em uma peça de mobiliário ambígua que os usuários são convidados a interagir com como melhor os convir.


Alguns se tornam naturalmente locais de inclinação, ou saliências para descansar um computador ou um notebook sobre. Outros trabalham em conjunto para enquadrar os espaços em que as pessoas podem se encaixar no meio, e alguns parecem perfeitos para se deitar em cima.

"Nós tivemos que construir todas as posições confortáveis nós mesmos, porque ninguém tem estado ocupado com o tema de forma séria. Acima de tudo, não queria fazer objetos de mobiliário, mas fornecer um conceito na escala de um ambiente de trabalho conjunto."


Os designers equiparam o espaço em apenas 10 dias, usando quadros de compensado revestidas com um reboco descrito como sendo "tão duro como concreto" quando se acomoda.

0 comentários:

Postar um comentário