12 de dezembro de 2014

Sutiã Biônico oferece melhor suporte aos seios


Pesquisadores da Universidade de Wollongong, em Nova Gales do Sul, criaram um protótipo “Bionic Bra” usando um fio de alta tecnologia que tem componentes sensoriais tecendo o material. Este fio é usado para criar músculos "artificiais", que permitem o dispositivo contrair e esticar em resposta a forma do peito de um indivíduo, bem como o seu nível de atividade.

O sutiã é projetado para fornecer as mulheres um ajuste superior, reduzindo a movimentação dos seios. Isso também significa que o sutiã pode ser mais versátil do que as opções atuais no mercado - ele pode se encaixar como uma confortável sutiã, enquanto você está em sua mesa, mas, em seguida, automaticamente apertar em um sutiã esportivo quando você, por exemplo, levantar-se para correr pegar o ônibus.
Agora as mulheres então presas ao uso de um ou o outro, e isso acaba levando um monte de pessoas a vestir sutiãs inadequados e a experimentar desconforto.

Na verdade, um estudo recente da Universidade de Portsmouth revelou que quase uma em cada cinco mulheres evitam o exercício por ter problemas com os seus seios, como o balanço excessivo ou dor. A esquipe que desenvolveu o sutiã biônico também ressalta que cerca de 85% das mulheres acabam tendo dores nas costas, pescoço e cabeça pelo uso do sutiã inadequado.
Para corrigir o problema, eles estão trabalhando no Bionic Bra por mais de 15 anos, estudando os problemas associados com sutiãs esportivos e os seios das mulheres durante a atividade física.

"Nós fomos inspirados a fazer um sutiã que pudesse responder às necessidades das mulheres - a apertar-se quando há uma necessidade de mais apoio da mama, mas para relaxar quando não é necessário apoio adicional, para as mulheres poderem desfrutar dos benefícios de saúde associados com um ativo estilo de vida com conforto ", disse Julie Steele, Diretor de Pesquisa da mama Austrália, em um comunicado de imprensa. “Infelizmente, os sutiãs esportivos que mais dão suporte tendem a ser os mais desconfortáveis de usar."


O protótipo Bionic Bra é feito de fibras customizadas que a equipe desenvolveu utilizando a técnica de fiação molhada. Isto envolve as fibras sensoriais sendo "tecidas" em estruturas leves, vestíveis estruturas, que são então controladas através de actuadores, que estão escondidos na parte de trás do sutiã.
Os pesquisadores afirmam que vai levar um tempo antes de vê-lo passar da bancada do laboratório para máquina de lavar roupa. Pois alguns aspectos do sutiã podem não ser lavados, de modo que estes aspectos terão ainda de ser trabalhados no design.

Mas eles estão esperando que, a curto prazo, eles serão capazes de modificar o sutiã o suficiente para estar testando-o em mulheres ativas que precisam de apoio adicional durante o exercício.

"Os resultados indicam que as nossa tecnologia pode detectar o movimento do seio e fornecer suporte adicional a ele. O desafio agora é integrar essas tecnologias em um sutiã funcional, confortável”, disse um dos membros da equipe Sutiã Biônico, Sheridan Gho.

0 comentários:

Postar um comentário