25 de fevereiro de 2015

Projeto Soundweaving: padrões de bordados transformados em música


Padrões de bordados sempre foram apreciados através de dois sentidos: visão e tato. Graças a estudante húngara do segundo ano de Design Têxtil da universidade MOME, Zsanett Szirmay e o compositor Balint Tarkany-Kovacs agora podemos ter uma nova experiência com padrões de bordados - através do som.


O projeto Soundweaving foi inspirado em cartões perfurados usados na produção têxtil industrial. Os cartões perfurados correspondem a um padrão de bordado e são aplicados em uma máquina para duplicar o padrão sem interferência humana. Dessa forma, Soundweaving começa com tiras de papel cortadas a laser seguindo o padrão de bordado cross-stitch (ponto-cruz), depois, coloca os cartões perfurados em uma caixa de música feita artesanalmente e movida à manivela, para então fazer a leitura e transformar esses padrões em áudio.


O padrão cross-stitch, ou ponto-cruz, é uma técnica muito popular na Hungria, por isso, a ideia do projeto é, além de explorar novos sentidos, incentivar as pessoas a procurar conexões possíveis entre formas populares e a tecnologia. Utilizar o que é comum, familiar e transformar em algo totalmente inovador, interdisciplinar e integrativo.


Veja, escute e sinta o video que mostra as melodias produzidas pelos padrões de bordados: aqui




0 comentários:

Postar um comentário