4 de março de 2015

Social Textiles




Atualmente, existimos em dois mundos – no mundo físico e no mundo virtual. A maneira como nos representamos através das mídias sociais permite nos conectar com milhares de pessoas de diferentes lugares. Postamos fotos, compartilhamos notícias, vídeos, músicas. Discutimos sobre política e divulgamos nosso trabalho. No entanto, esta relação está longe de ser tangível. Foi pensando nisso que um grupo de estudantes da MIT Media Lab está desenvolvendo um tecido eletrônico que promete ajudar na interação entre as pessoas, no mundo real, baseando-se nos perfis das mídias sociais. 



O projeto intitulado The Social Textiles irá funcionar através de um aplicativo de smartphone, tinta termocromática e interação através do toque. O tecido criado, materializado em camisetas, deve ser conectado via Bluetooth, para que sejam coletadas informações sobre seu interesse nas mídias sociais. Para dar sequência, o usuário deve vestir a camiseta e sair de casa. Se tiver alguém perto de você, também usando o Social Textile, você será avisado através de um pequeno toque no ombro, um sinal do chip do computador para olhar ao redor. Quando você localizar a pessoa, você deve cumprimentá-la com um aperto de mão ou um high five. O contato da pele cria uma pequena carga elétrica, que vai ativar a tinta termocromática de suas camisetas. Se tiverem algum interesse em comum, a tinta irá indicar.  



A ideia é muito interessante para estimular a interação de pessoas com interesses em comum como visão política, convicções filosóficas, estados emocionais, gostos musicais, etc., num mundo físico, que hoje em dia é desprezado. 
 


via: nextnature.net

0 comentários:

Postar um comentário