1 de abril de 2015

No futuro, iremos substituir nossos olhos naturais por impressos?




Atualmente, órgãos, ossos, membros protéticos, comidas, armas, e tudo o mais que sua imaginação puder alcançar, estão sendo impressos através de tecnologia 3-D. No futuro, se houver aceitação, poderemos viver em um mundo com um olho novo e artificial, impresso em três dimensões.  

O projeto foi ideia de pesquisadores italianos do estúdio MHOXdesign, na qual prospectam olhos impressos em 3-D para o ano de 2027. O objetivo do projeto é curar a cegueira e promover melhor visão para aqueles que possuem algum tipo de dificuldade de enxergar. Segundo os pesquisadores, no futuro, as pessoas irão remover seu olho natural e substituir por um olho artificial. O olho 3-D possui algumas vantagens como: conexão WiFi, capacidade de aumentar a visão e a possibilidade de tirar fotos e gravar vídeos

“Você vai poder dizer adeus para prescrições de óculos, lentes de contato e até sua câmera fotográfica, assim que sua retina original for substituída por um olho digital conectado em rede” (Bridget Butler Millsaps, 3dprint.com).




Os olhos serão construídos a partir de bio-ink, que contém as células necessárias para substituir as encontradas no olho natural. Na hora da cirurgia, quando os pares de olhos naturais forem removidos, os pesquisadores planejam conectar os olhos impressos em 3D em uma plataforma no interior da cabeça, o que permitirá que os olhos sejam inseridos.

O grupo de pesquisadores propôs três modelos de olhos. O primeiro é o EYE Heal, uma solução para doenças de visão e traumas. O segundo, EYE Enhance, permite visão aumentada e filtro de fluxo visual. O terceiro, EYE Advance, tem a possibilidade de gravar experiências e compartilhar visões, com opções de realidade aumentada. Os dois últimos modelos permitem, ainda, serem combinados com uma pílula que oferece diferentes tons de cores e modelos visuais, e também a comunicação via WiFi e o download de imagens para um dispositivo específico.




Louco, né?

Tudo isso pode parecer surreal, coisa de filme de ficção científica, mas quem sabe, se houver aceitação, podemos aumentar nossos sentidos, nos conectar e ainda gravar momentos através de órgãos impressos em três dimensões e acoplados em nosso corpo, agora digital.    


          3dprint.com



0 comentários:

Postar um comentário